quinta-feira, 6 de outubro de 2011

12 mil anos - inexplicável Estruturas Avançadas Em Gobekli Tepe

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Por Aleksander.L

EXTRAORDINÁRIAS DESCOBERTAS

Um pastor curdo, andando sozinho no deserto em 1994 fez o que pode ser a maior descoberta arqueológica de todos os tempos. Uma descoberta que pode revolucionar a história das religiões e desvendar a verdade sobre as histórias bíblicas do Jardim do Éden.

Andando com seu rebanho em uma tarde de verão ele encontrou duas pedras com um formato estranho. Voltando a aldeia resolveu contar sobre seu achado. Afinal as pedras poderiam ser algo importante.

Poucas semanas depois a notícia da descoberta do pastor de ovelhas chegou ao conhecimento dos curadores do museu da cidade de Sanliurfa que entrou em contato com o German Archaeological Institute em Istanbul e, no final de 1994 o arqueólogo alemão Klaus Schmidt chegou ao sítio de Gobekli Tepe. O que o Sr. Schimdt encontrou pode mudar a história da humanidade.

Em um momento de rara concordância, arqueólogos de todo o mundo concordam com a importância do sitio de Gobekli Tepe. E deixa a grande maioria deles estupefatos e excitados. Uma descoberta digna dos filmes de Indiana Jones, só que na vida real, documentada e registrada.

O que o pastor de ovelhas encontrou foi a parte superior de dois monólitos em forma de T as primeiras de um sítio muito maior composto de monumentos, paredes e colunas de pedras, cobertas de entalhes de animais: Javalis, patos, serpentes, leões. 

Os entalhes apresentam algumas figuras que parecem humanas, com os braços estilizados e, funcionalmente, todo o conjunto parece ser um templo ou um lugar para rituais.

Para datação, foram escavadas 45 destas “pedras” que estão organizadas em círculos, mas medições geomagnéticas indicam que existem algumas centenas de outras pedras esperando para ser escavadas.

Até agora é isso. Gobekli Tepe poderia entrar para a história como sendo o Stonehenge turco não fossem alguns fatores que tornam esse sitio único, chegando ao limite do fantástico e extraordinário.

O primeiro detalhe surgiu da datação por carbono. As pedras têm entre 12000 e 13000 anos. Ou seja, foram construídas 10.000 anos antes de Cristo. Para comparação, as pedras de Stonehenge foram levantadas 3000 anos antes de Cristo e as pirâmides de Gizé são datadas de 2500 anos antes de Cristo. Colocando o sitio de Gobekli Tepe como o mais antigo achado arqueológico da história, batendo os concorrentes com vantagem astronômica. 295bq5l

As pedras são anteriores a idade do bronze, a escrita, a cerâmica. São anteriores a tudo que conhecemos e como diabos os homens das cavernas fizeram tal obra?

O Sr. Schimdt especula que, durante décadas, grupos de caçadores ocuparam o lugar durante a construção, vivendo em tendas e caçando e comendo. Pontas de flechas encontradas no local suportam essa versão e confirmam a datação dos monumentos.

Por si só, a revelação que caçadores pré-tudo, tiveram a capacidade de construir um monumento como o encontrado em Gobekli Tepe, muda toda a concepção histórica que temos da evolução humana.

 

 

Crédito: The Smithsonian/Berthold Steinhilber

Dotando os homens deste período de uma sofisticação inimaginável até agora. Quase como se os Deuses tivessem descido dos céus para construir Gobekli Tepe por conta própria.

Estruturas antigas descobertas na Turquia que são templos mais antigos do mundo não pode ter sido edifícios estritamente religioso afinal de contas, de acordo com um artigo na edição de outubro da Current Anthropology. Ted Proibição do arqueólogo da Universidade de Toronto argumenta que as construções encontradas em Gobekli Tepe pode ter sido casas para as pessoas, não para deuses.

Os edifícios em Gobekli, uma colina nos arredores da cidade turca de Urfa, foram encontrados em 1995 por Klaus Schmidt do Instituto Arqueológico Alemão e seus colegas do Museu Şanlıurfa na Turquia. A mais velha das estruturas no local são imensos edifícios com pilares de pedra de grande porte, muitas das quais carvings característica de cobras, escorpiões, raposas e outros animais.

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Crédito: The Smithsonian/Berthold Steinhilber

A presença da arte nos edifícios, o esforço substancial que deve ter sido envolvidos na realização e montagem, e uma falta de evidência para qualquer assentamento permanente na área, levou Schmidt e outros, para concluir que Gobekli deve ter sido um lugar sagrado onde peregrinos viajaram a adoração, tanto como as ruínas gregas de Delphi ou Olympia. Se essa interpretação é verdade que faria os prédios, que datam de mais de 10 mil anos para o neolítico, templos mais antigos já encontrados.

No entanto, Banning oferece uma interpretação alternativa que desafia algumas das reivindicações Schmidt.

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Crédito:The Smithsonian/Berthold Steinhilber

Ele delineia cada vez mais evidências arqueológicas para as atividades diárias no local, tais como flintknapping e preparação de alimentos. "A presença desta evidência sugere que o local não era, afinal, desprovido de ocupação residencial, mas provavelmente tinha bastante população grande," .

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Proibição continua a argumentar que a população pode ter sido alojados nos templos suposta si. Ele discorda da idéia de que a presença de pilares decorativos ou esforços de construção maciça, os edifícios, não poderia ter sido o espaço residencial.

"O pressuposto de que 'arte', ou mesmo da arte 'monumental', deveriam ser exclusivamente associada a santuários especializados ou outros espaços não-domésticos também não resistir ao escrutínio," Proibir escreve. "Há evidências abundantes para etnográfica considerável investimento na decoração de estruturas domésticas e espaços, seja para comemorar os feitos dos antepassados​​, anunciar a história de uma linhagem, ou a generosidade de um chefe;. Iniciações ou registro e outros baseados em rituais "

Evidências arqueológicas de arte nacional do período Neolítico também existe, diz Banning, tais como as pinturas de parede em Çatalhöyük, um outro sítio arqueológico na Turquia.

Proibição sugere que os templos supostamente pode ter sido em vez grandes casas comunais ", semelhante em alguns aspectos para as casas prancha grande parte da costa noroeste da América do Norte com seus posts casa impressionante e totens."

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Credit: German Archaeological Institute

"Nesse caso, ele s teriam provavelmente alojadas famílias muito grandes que possam fornecer um exemplo extremamente cedo do que o antropólogo francês, Claude Lévi-Strauss, chamado de" sociedades casa "," Proibir disse. "Tais sociedades costumam usar estruturas de casa para mostrar competitiva, locais para rituais e símbolos explícita de unidades sociais."

Proibição espera que mais escavações no local, em última análise lançar mais luz sobre como essas construções foram usadas. Nesse meio tempo, ele espera que os pesquisadores não irá automaticamente assumir que a presença de arte ou decoração em estruturas em Gobekli e em outros lugares denota um edifício exclusivamente religiosa.

"É ... provável que alguns destes edifícios foram o locus para uma variedade de rituais, provavelmente incluindo festas, ritos mortuários, magia, e iniciações", escreve ele. "No entanto, geralmente não há razão para presumir a priori, mesmo quando estes são tão impressionantes quanto os edifícios em Gobekli Tepe, que não estavam também as casas das pessoas."


Cabeça da estátua encontrada em Gobekli Tepe, estátua de pedra mais antigo do mundo do homem

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Credit: German Archaeological Institute

EB Banning, "Então, uma Feira de Casa: Gobekli Tepe e Identificação dos Templos no Neolítico Pré-Cerâmica próximo do Oriente ." Current Anthropology 52:5 (outubro 2011).

Current Anthropology é uma revista dedicada à investigação transnacional sobre a humanidade, abrangendo toda a gama de bolsa de estudos antropológicos sobre as culturas humanas e as espécies em humanos e outros primatas. A revista é publicada pela The University of Chicago Press e patrocinado pela Fundação Wenner-Gren para a Pesquisa Antropológica.

 

É aqui que entra a conexão bíblica.

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O Sr. Schimdt acredita que Gobekli Tepe seja um templo do que conhecemos hoje como o Jardim do Éden. Para entender como um cientista chega a uma conclusão destas precisamos entender que, para muitos de nós, o Jardim do Éden não passa de uma lenda ou uma metáfora da pureza da humanidade no começo dos tempos.

Para os estudiosos a história contém uma função didática e pode ter sido uma forma de registrar os traumas sofridos quando fomos forçados a deixar a caçada pela agricultura. Como está descrito na bíblia, logo no primeiro livro, de forma poética.

Sabemos que a mudança foi traumática por que fósseis da época mostram que os efeitos dessa mudança. As pessoas cresciam menos e menos saudáveis enquanto seus corpos se adaptavam a nova dieta e aos rigores da agricultura primitiva. Certamente essa mudança não foi realizada por vontade própria. Alguns historiadores acreditam na extinção de animais ou em fatores climáticos capazes de forçar essa mudança.

O Sr. Schimdt acredita em outra possibilidade.

“Para criar este templo, os caçadores devem ter se reunido aqui em grande número. E, uma vez que a obra estava concluída, devem ter se congregado em adoração. Neste momento eles devem ter percebido que seria impossível alimentar tanta gente com caçadas e coleta… então eu acredito que a religião tenha motivado a agricultura.”

Para suportar essa versão está a certeza histórica de que, a mudança para a agricultura ocorreu nesta mesma região. O que não sabemos ainda é o que motivou essa mudança. Os primeiros porcos e ovelhas domesticados são de uma região a cem quilômetros de Gobkli Tepe. O trigo que comemos hoje descende do trigo plantado nas colinas de Gobekli Tepe a milhares de anos e cereais como o arros e a aveia também podem ter sua origem traçada até essa região do mundo.

Isso não é tudo. Além de mudarem para uma forma mais trabalhosa de vida esses primeiros fazendeiros tiveram que enfrentar um desastre ecológico. O estudo do solo da região deserta que temos hoje indica que há 10.000 anos essa região foi um verdadeiro “paraíso” na Terra. Uma região cortada por rios, planícies, montanhas e vales verdejantes. A agricultura destruiu tudo isso, talvez no primeiro desastre ecológico da história.

Há medida que campos eram plantados e árvores derrubadas o micro clima da região mudou, a terra foi exposta a erosão e a terra da fartura tornou-se a terra do suor e trabalho árduo.

Por certo, alguns vão dizer que essas teorias não passam de pura especulação, por mais evidência histórica que as comprovem.

A Bíblia nos diz que o Éden estava entre 4 rios incluindo o Tigre e o Eufrates. GobeKli Tepe está entre o Tigre e o Eufrates. Um texto assírio antigo coloca Beth Eden (a casa do Éden) a 100 km de onde está Gobekli Tepe. Um outro livro do antigo testamento diz que as crianças do Eden estavam em Thelasar, uma cidade síria próxima a Gobekli Tepe. A própria palavra Eden tem origem na palavra suméria para planície e Gobekli Tepe se encontra na planície de Harran.

Quando colocamos tudo isso junto com as recentes descobertas históricas e o suporte de descobertas anteriores ficamos claramente tentados a colocar o Eden em Gobekli Tepe. Se assim for, parece que a coisa acabou mal. Foram encontrados esqueletos (Crânios) adultos no que pode ter sido os primeiro rituais de sacrifício humano da história.

Há, mais ou menos, 8000 anos os habitantes da região enterram todas as construções de Gobekli Tepe em toneladas de areia, criando as colinas artificiais onde o pastor de ovelhas costuma levar seu rebanho para pastar

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