domingo, 28 de setembro de 2014

Cientistas descobriram como manipular o metal


Muitos filmes são obras de ficção, mas os enredos são baseados em ideias reais. Incluindo, pelo jeito, o futuro aterrorizante de Exterminador do Futuro 2. Uma equipe de pesquisadores de North Carolina State University decidiu que o mundo seria um lugar melhor com T-1000s que mudam de forma, então desenvolveram uma maneira de controlar e manipular metais líquidos. Talvez eles não tenham assistido ao filme até o fim.




Pesquisadores da North Carolina State University desenvolveram uma técnica para controlar a tensão superficial de metais líquidos através da aplicação de tensões muito baixas, abrindo as portas para uma nova geração de circuitos eletrônicos reconfiguráveis, antenas e outras tecnologias. A técnica depende de o facto de o óxido de "pele" do metal - o qual pode ser depositado ou removidas - actua como um surfactante, baixar a tensão superficial entre o metal e o fluido circundante.

Os pesquisadores usaram uma liga de metal líquido de gálio e índio. Na base, a liga de nu tem uma tensão superficial extremamente elevada de cerca de 500 milinewtons (mN) / metro, que faz com que o metal de talão para cima para uma bolha esférica.

Metais líquidos normalmente ter a forma esférica, devido à sua grande tensão superficial.  Ao aplicar uma pequena tensão ao metal em água, forma-se uma superfície de óxido sobre a superfície do metal e reduz a tensão superficial.  Invertendo a polarização pode remover o óxido de metal e o regresso a uma grande tensão superficial.  Estes fenómenos podem ser utilizados para controlar a forma do metal e que ele comece a fluir para dentro e para fora dos capilares.  Clique para ampliar.  Crédito da imagem: Mohammad Khan.
Metais líquidos normalmente ter a forma esférica, devido à sua grande tensão superficial. Ao aplicar uma pequena tensão ao metal em água, forma-se uma superfície de óxido sobre a superfície do metal e reduz a tensão superficial. Invertendo a polarização pode remover o óxido de metal e o regresso a uma grande tensão superficial. Estes fenómenos podem ser utilizados para controlar a forma do metal e que ele comece a fluir para dentro e para fora dos capilares. Clique para ampliar. Crédito da imagem: Mohammad Khan.

"Mas nós descobrimos que a aplicação de uma carga pequena, positivo - menos de 1 volt - provoca uma reacção electroquimica que cria uma camada de óxido sobre a superfície do metal, reduzindo drasticamente a tensão superficial de 500 mN / metro a cerca de 2 mN / metro, "diz o Dr. Michael Dickey, professor associado de engenharia química e biomolecular no estado do NC e autor de um artigo descrevendo o trabalho. "Essa alteração permite que o metal líquido para espalhar-se como uma panqueca, devido à gravidade."

Os investigadores também demonstraram que a mudança na tensão superficial é reversível. Se os investigadores inverter a polaridade da carga de positivo para negativo, o óxido é eliminado e elevada tensão superficial é restaurado. A tensão superficial pode ser ajustado entre estes dois extremos, variando a tensão em pequenos passos.

"As mudanças resultantes na tensão superficial estão entre as maiores já relatado, o que é notável, considerando que pode ser manipulado por menos de um volt", diz Dickey. "Nós podemos usar esta técnica para controlar o movimento de metais líquidos, o que nos permite mudar a forma de antenas e circuitos completos ou quebrar. Também poderia ser usado em canais de microfluidos, MEMS ou fotónica e dispositivos ópticos. Muitos materiais formam óxidos de superfície, de modo que o trabalho pode se estender além dos metais líquidos estudou aqui. "

O laboratório de Dickey já havia demonstrado uma técnica de "impressão 3-D" metais líquidos, que usou a camada de óxido formada no ar para ajudar o metal líquido manter a sua forma - o exato oposto do que a camada de óxido faz para a liga em uma solução básica .

"Achamos que as propriedades mecânicas do óxido são diferentes em um ambiente básico do que são no ar ambiente", diz Dickey.

O papel, " Gigante e Switchable atividade de superfície de metal líquido através de superfície da oxidação ", foi publicado on-line nos Anais da Academia Nacional de Ciências 16 de setembro principais autores do artigo são Mohammad Rashed Khan e Collin Eaker, Ph.D. estudantes na NC State. O trabalho foi co-autoria de Dr. Edmond Bowden, um professor de química na NC State.

A pesquisa foi apoiada pela National Science Foundation (NSF) número de concessão CARREIRA CMMI-0954321 e do Research Triangle NSF Materials Research Science and Engineering Center em Programmable suave Matéria número de concessão DMR-1121107.

Trabalhando com uma liga de metal líquido de gálio e índio, os pesquisadores descobriram que ao aplicar uma voltagem bem pequena eles conseguiam controlar e manipular a tensão de superfície do material. Normalmente metais líquidos tendem a virar esferas com forte tensão superficial, mas as voltagens aplicadas reduziram isso, fazendo o material sucumbir à gravidade e ficar plano como uma panqueca.


O efeito também é reversível: se a carga aplicada for modificada de negativa para positiva, o metal líquido retorna para a sua forma esférica. Então por enquanto os pesquisadores não conseguem criar assassinos viajantes do tempo que mudam de forma usando essa descoberta, mas eles imaginam que o estudo possivelmente revolucionará a forma como eletrônicos e circuitos são produzidos, ou dará a eles a capacidade de se adaptar automaticamente conforme a necessidade, como mudar o formato da antena do seu smartphone para que ela consiga captar melhor um sinal fraco. [North Carolina State Universityvia Gizmag]

O que tem haver essa descoberta com a UFOLOGIA ? 

Tudo. Felizmente a Ufologia mostrou em centenas de casos que os OVNIS/UFO, tem o poder de mudar de forma conforme o gosto. Isso foi evidenciado em casos famosos como ( STS 51 leia mais)
E inúmeros militares e  pessoas de respaldo já deram sua versão sobre como esses objetos reagem e alteram sua forma como em um passe de mágica. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

" A Verdade está lá fora"