sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Argentina: Continua sem explicação o desastre em Monte Grande

Dois dias após a explosão que demoliu duas casas e uma loja em Monte Grande, os moradores continuam a insistir que uma bola de fogo caiu do céu e exigem a libertação do jovem que publicou fotos do "meteoro".
A explicação do botijão que explodiu não convence ninguém e se somam os testemunhos e especulações de que as investigações estão escondendo o que realmente aconteceu na madrugada de segunda-feira.
48 horas após a explosão que destruiu duas casas e uma loja em Monte Grande, as investigações não mostram qualquer indicação sobre o que poderia ter causado o desastre.
Enquanto se investiga a hipótese de uma explosão causada por um vazamento de gás, algumas questões ainda não encontraram explicação para o que aconteceu: não foram detectados focos de fogo no lugar ou cheiro do gás.
Mais de 30 moradores insistem que havia indicação de que algo estava para acontecer antes do evento. Alguns garantem ter sentido que caíram "pedras" no telhado de suas casas e outros afirmam que seus animais de estimação estavam inquietos.
Moradores insistem que não poderia ser um escapamento de gás que causou a explosão. O incidente deixou um morto e nove feridos e no local dizem que a causa da tragédia foi um meteorito ou um objeto voador não identificado (OVNI).
Em Monte Grande pedem ainda a liberação de um jovem que tirou fotos com seu celular da "bola de fogo" que caiu do céu.
A razão para a prisão foi baseada em um alegado "falso testemunho" quando dezenas de pessoas afirmam ter visto alguma coisa cair do céu.
Na ausência de maiores explicações e com o testemunho dos moradores, diferentes usuários da Internet que vivem no sul da província de Buenos Aires fizeram eco da situação: todos concordam que ouviram um forte ruído no céu, o som de granizo ou pedras caindo sobre os telhados de suas casas, e perceberam a inquietação de seus animais de estimação.
Por enquanto, oficialmente, se procura explicar o fato como uma explosão de um forno de pizza ou uma falha em uma linha de tensão que teria causado a explosão. No entanto, ambas as hipóteses parecem inverossímeis.
As chances de que algo tenha caído do céu não são poucas.
A queda do satélite UARS (ou algum fragmento dele) foi rejeitada imediatamente pelo CONAE, Comissão Nacional de Atividades Espaciais, com base em dados da NASA, que seria a principal responsável pelos destroços, se a tragédia tivesse a ver com o artefato norte-americano. O satélite UARS caiu na terra na semana passada, mas não se conseguiu especificar o local exato da queda.
Em outras palavras, o satélite caiu, os responsáveis ​​por esta queda (e responsável por possíveis tragédias) negam que o que aconteceu em Monte Grande tenha a ver com o satélite, e um organismo nacional faz eco da versão, mesmo que não tenha ferramentas para confirmar os dados.
Enquanto isso, é investigada uma ridícula e improvável " implosão de um forno de pizza."
Além disso, alguns dados sustentam as teorias dos moradores de que algo caiu do céu.

No início de setembro, um relatório da Nasa, e Agência Espacial Europeia, indicava que cerca de 22 mil objetos estão orbitando o planeta e são suscetíveis de cair na Terra.
Adicionado a esse fato, explosões solares em 25 e 26 de setembro provocadas pela mancha 1302, liberaram uma grande quantidade de plasma solar que poderia ter afetado o funcionamento dos artefatos.

Nesse sentido, a NASA emitiu numerosos comunicados de que o sol pode causar danos ao funcionamento de satélites e linhas de energia em todo o globo.
Por outro lado, a órbita da Terra está prestes a entrar numa nuvem de partículas conhecida como Draconidas, que, apesar de nunca representarem mais perigo do que uma chuva de meteoros inofensivos, poderia contar entre os seus fragmentos, com pedaços de pedra que cairiam na Terra como balas de canhão.
Neste contexto cheio de dúvidas e probabilidades, a explicação oficial após dois dias da explosão ainda é prender um jovem por "falso testemunho" e uma risível investigação da explosão de um botijão. E a pergunta continua: O que realmente se esconde por trás da explosão em Monte Grande?

Tradução: Carlos de Castro

Nenhum comentário :

Postar um comentário

" A Verdade está lá fora"